quarta-feira, 10 de março de 2010

Os números da capitalização da Petrobras, segundo a Petrobras

Esclarecimentos sobre Capitalização

Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2010 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, em resposta ao ofício CVM/SEP/GEA-2/n.099/2010, presta os seguintes esclarecimentos sobre notícias veiculadas nesta data pelo Jornal Valor Econômico e Globo Online sobre possível oferta de ações da Petrobras no valor de US$ 50 bilhões.

Conforme divulgado em 19 de novembro de 2009, a Companhia reafirma que o valor da Capitalização a ser proposta pelo Conselho de Administração da Companhia para aprovação da Assembléia Geral dos Acionistas deverá levar em consideração, dentre
outros:
a) A necessidade de obtenção dos recursos financeiros para os investimentos futuros do seu Plano de Negócios;
b) A necessidade de obtenção dos recursos financeiros para pagar a Cessão Onerosa e o desenvolvimento da área;
c) Otimização da estrutura de capital e abertura de novas possibilidades de financiamento, mantendo o nível ótimo de endividamento;

Por isso qualquer simulação acerca do valor da Capitalização neste momento é prematura, uma vez que as premissas acima não foram estabelecidas. Além disso, o valor final da Capitalização deverá levar em consideração o efetivo exercício dos minoritários, que, embora tenham seu direito de preferência garantido, poderão exercê-lo em sua integralidade ou não.

Desta forma, qualquer valor mencionado para a Capitalização da Petrobras neste momento, constitui-se de mero exemplo numérico. O Ministro da Fazenda Guido Mantega apenas levantou hipóteses sobre o potencial do valor da Capitalização e sobre a possível demanda por parte dos acionistas minoritários.

Fonte: Petrobras. (Reprodução integral de comunicado divulgado pela empresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário