terça-feira, 18 de maio de 2010

Capitalização da Petrobras é o tema que mais preocupa os analistas de mercado

O diretor financeiro da Petrobras respondeu às perguntas feitas sobre a capitalização da empresa, pelos analistas de empresas que participaram da conferência sobre os resultados da empresa no primeiro trimestre de 2010 realizada hoje, 18/5/10. Este foi o tema preferencial das questões apresentadas.

Veja abaixo a nossa transcrição (livre, pode conter informações inexatas) de algumas das respostas dadas. Sobre o cronograma apresentado pela Petrobras para a operação de capitalização, veja Petrobras divulga cronograma estimado da capitalização com ou sem a cessão onerosa.

Respostas ao Bradesco:

- Valor da capitalização depende: da aprovação da cessão onerosa pelo Congresso; da precificação do barril (consultorias); e plano de negócios (estará pronto na primeira semana de julho).

- Custo de financiamento maior no primeiro trimestre de 2010, em função do crescimento da dívida total, foi compensado pela capitalização de juros de mútuos, em função da mudança do padrão contábil.

Resposta à Agora:

- Sem aprovação da cessão onerosa, faz capitalização sem nada. Se aprovada, avaliação da Petrobras será divulgada e será parâmetro até que o valor final seja apurado pela ANP. Cessão onerosa não envolverá risco de avaliação do tamanho das reservas, de modo que diferenças de avaliação devem ser pequenas.

Banco Espírito Santo:

- Duas transações em julho definirão tamanho da capitalização: a primeira é a definição do Plano de Negócios; a segunda é o Senado aprovar ou não a cessão onerosa - não dá para ficar como assunto em aberto, por causa da urgência constitucional (prazos seriam, segundo interlocutor, Senado vota no dia 25/5 + convocação de AGE terá que ser feita até 31/5/10). É grande a flexibilidade da empresa para definir valores em ambos os casos.

BTG Pactual:

- Custos de perfuração do pré-sal está sendo contabilizado como "custos para aquisição de dados" relacionados à cessão onerosa - ativo a ser recuperado.

Santander Asset:

- Cronograma será seguido com ou sem cessão onerosa.

- Plano de Negócios não está definido; valor muito preliminar pode ficar entre US$ 15 e US$ 25 bi (capitalização total, governo + minoritários), mas pode mudar muito. Estimativa melhor poderá estar disponível a partir da metade de junho/2010.

Geração Futuro:

- Expectativa positiva de demanda potencial por ações da Petrobras; crise da Europa deve estar equacionada até julho e não afetará expectativa; investidor de L/P tem boas perspectivas com Petrobras - recuperação econômica e boas condições de aumento das reservas da empresa.

- Petrobras pretende fazer capitalização mantendo proporção de ordinárias e preferenciais. Não faz diferença para Petro receber participação do governo em moeda ou títulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário